Visando maior segurança no procedimento, o animal deve atender aos pré-requisitos listados abaixo, além de passar por um exame prévio quando chamado.
PRÉ-REQUISITOS:
- Animal saudável (castração coletiva);
- Idade até 5 anos;
- Vacinação e Vermifugação em dia.
VALORES a partir de (exame prévio já incluso):
- Macho: R$ 80,00;
- Fêmea: R$ 120,00.
Este valor INCLUI: a consulta, os exames pré-operatórios (hemograma e bioquímica sérica), a cirurgia e o acompanhamento pós-operatório. Neste semestre não serão realizadas castrações de cadelas em aulas.
Para castrações realizadas na rotina hospitalar, informe-se pelo e-mail
O que é castração?
É um procedimento cirúrgico no qual são retirados os testículos nos machos (orquiectomia), ovários e útero nas fêmeas (ovariohisterectomia), incapacitando-os de reproduzir e diminuindo a produção de hormônios sexuais.
Por que castrar?
O animal vive por mais tempo;
Têm menos risco de desenvolver câncer;
Gatos passam a ficar mais caseiros;
Fêmeas não passam mais pelo cio;
Pode reduzir brigas e disputas por território.
Como é feito o procedimento cirúrgico no hospital?
A cirurgia é realizada por médicos veterinários técnicos e residentes em cirurgia de cães e gatos. Nas aulas, os alunos realizam o procedimento sob acompanhamento e supervisão dos docentes e dos residentes. O procedimento é realizado em centro cirúrgico obedecendo todas as normas de anti-sepsia. A anestesia é realizada com os protocolos anestésicos preconizados, incluindo anestesia geral inalatória.
Previamente à cirurgia o animal passa por consulta médica e exames pré-operatórios para atestar o seu estado de saúde. Neste momento o tutor recebe as informações necessárias para o preparo do animal para a cirurgia, a data do procedimento cirúrgico é marcada, e dúvidas podem ser sanadas.
No dia da cirurgia o animal é primariamente sedado e então levado para o centro cirúrgico para ser submetido ao protocolo de anestesia mais indicado. Durante todo o procedimento, os parâmetros vitais do animal são monitorados, a fim de se ter um procedimento mais seguro. O animal é liberado no mesmo dia, após retorno anestésico. Após a cirurgia os animais terão que usar colar elizabetano ou roupa cirúrgica.
Meu animal fica obeso após a castração?
Esta é uma das dúvidas mais frequentes dos tutores e, sim, o pet pode engordar. No entanto, isso não acontece por conta da castração, mas sim pelo fato do animal passar a ficar mais sedentário após o procedimento. Mas, ficar menos ativo é um processo que acontece naturalmente à medida em que o pet envelhece, o que pode ser solucionado quando se mantém atenção com a qualidade e a quantidade de alimentos oferecidos a ele.
Quais risco meu animal tem ao realizar a castração?
Toda cirurgia tem seus riscos e com a castração não é diferente.
As complicações estão geralmente relacionadas à experiência dos profissionais, estrutura da clínica e o estado de saúde geral do pet. Para evitar problemas, é preciso avaliar o animal e realizar exames pré-cirúrgicos. Outro cuidado a ser questionado ao profissional que irá realizar o procedimento é se a anestesia será feita e acompanhada por um anestesista veterinário. Esse profissional tem o papel de monitorar o animal durante toda a cirurgia.
Meu cão ficará triste se não procriar?
Não, seu cão não ficará triste, afinal, para ocorrer a reprodução, é necessário que haja influência hormonal. Após a castração, esses instintos são inibidos no pet, por isso, ele não terá esta necessidade.
Posso castrar meu animal sem ser em aula?
Sim, cães e gatos, machos e fêmeas, de diferentes idades podem ser castrados no Hospital Veterinário da UnB, com valores diferentes dos valores de aula. Os procedimentos pré-operatórios e cirúrgicos são os mesmos. Dependendo da idade do animal, outros exames podem ser solicitados, como o eletrocardiograma, por exemplo. Maiores informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.